segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

CT-UP: Relato de Reunião Ocorrida em 14/10 (2019)


Relato de Reunião da Câmara Temática de Uso Público 



Data : 14 de outubro de 2019
Local : Sede do Parque Estadual da Pedra Selada
Início : 15 horas

PARTICIPANTES:

Agenor Maia de Siqueira – Sec. Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMICT)
Albano Lameira da Paz – Associação Pé na Trilha Monitores de Ecoturismo
Adriana Fontes – Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS)
José Carlos Gomes – Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS)
Marcelo Vieira de Brito – Centro de Estudos da Microbacia do Alto do Rio Preto (CEMARP)
Nilton Souza Aguiar – Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS)

REUNIÕES:

A próxima reunião ordinária está marcada para o dia 11 de novembro de 2019 as 15 horas na sede do Parque Estadual da Pedra Selada.       

ASSUNTOS TRATADOS:

Aprovação e assinatura do relatório da última reunião: No início da reunião foi apresentado o relatório da reunião da CT-UP realizada no dia 09 de setembro 2019. O relatório foi aprovado e assinado pelos participantes.

Vem Passarinhar: Foram apresentados os resultados obtidos no evento VEM PASSARINHAR realizado pelo Parque Estadual da Pedra Selada nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Entre as informações passadas, vale destacar que o evento contou com a participação de 60 pessoas, foram registradas 155 espécies de aves, sendo 31 endêmicas. Discutiu-se que em função da data de aniversário da cidade de Resende, a edição de 2020 deverá ser realizada nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Também ficou acertado que até o início de agosto toda a programação deverá estar fechada para que se possa realizar uma divulgação mais ampla do evento.

Vem Pedalar: Evento previsto inicialmente para o dia 13 de outubro, foi adiado para a data de 27 de outubro (domingo); com início as 08 horas e término as 13 horas. Na programação original constava dois percursos mas devido a problemas logísticos e de falta de recursos, a direção do PEPS manteve apenas o percurso de 20 km. Praticamente todos os detalhes já foram definidos faltando acertar a reunião com a Guarda Municipal de Resende, completar a equipe do Staff e providenciar lanche para os mesmos.

Vistoria nas Trilhas do Poço do Marimbondo e Bosque do Visconde: O guarda-parque José Carlos Gomes apresentou fotos da trilha de acesso ao Poço do Marimbondo. Ele pontuou os locais que vão passar por um trabalho de manejo. Também foram exibidas: fotos de alguns poços situados rio abaixo, um vídeo mostrando a situação em que se encontra o trecho final de acesso ao atrativo e opções de soluções para certas questões. A chefe do Parque, Adriana Fontes, informou que no dia 21/10, com a participação da Prefeitura de Itatiaia, será executado o trabalho de preparo de uma área de estacionamento para o atrativo.

Com relação a trilha do Bosque do Visconde, as intervenções a serem realizadas são: a instalação de alguns degraus ao longo da trilha e a troca de peças de madeiras em duas pontes. Essas ações estão dentro do planejamento do PEPS e não será necessário o apoio de voluntários da CT-UP.

Sala de Leitura: Estava prevista a apresentação do projeto de utilização da Sala de Leitura por um membro da CT. Devido a sua ausência na reunião, não houve discussão e esta questão será retirada da pauta de futuras reuniões da CT-UP, no aguardo de um novo pedido de agendamento. Adriana Fontes aproveitou para informar que a Sala de Leitura está aberta para uso da população no horário das 08 as 17 horas e que este espaço foi oferecido pelo PEPS, na reunião do Conselho Regional de Turismo (CONRETUR), para a realização de oficina de cadastramento dos meios de hospedagem da região no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR).

Urban Hacking: Foi feito o anúncio de realização do evento "Urban Hacking", organizado pela parceria entre a Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (MAUATUR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), dia 27 de outubro, na sede do Parque. O evento discute a ocupação do espaço público aonde são desenvolvidas diversas ações, com a participação da população local. No caso da Região de Visconde de Mauá, o objetivo maior do evento é a divulgação do projeto “Caminhos da Rota do Paraíso”. O evento ainda contará com a realização de algumas oficinas, apresentações do Coral do Visconde, Os Trutas e outras ações. O Turismo ainda terá destaque nas áreas de ecoturismo e observação de aves.


CT-RH: Relato de Reunião Ocorrida em 29/03 (2021)

   Segue para conhecimento de todos, o conteúdo do relatório de reunião da Câmara Temática de Recursos Hídricos, realizada virtualmente em 2...