quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS) - Parte 2 - Estrutura

- SEDE


Sede do PEPS em 2016. 

A equipe de gestão do PEPS ao chegar à região, estabeleceu-se em caráter temporário na "Casa Vermelha" da vila de Mauá, aonde operava também a Gestão Ambiental e Social da Estrada Parque Visconde de Mauá. 

O projeto de revitalização da vila de Mauá, promovido pela Secretária de Obras do Estado do Rio de Janeiro no âmbito do PRODETUR (Projeto de Desenvolvimento do Turismo) previa, entre outras coisas, a instalação de uma estrada parque e de um Centro de Turismo e Artesanato (CTA). Os problemas burocráticos de repasse de verbas resultou em atrasos no pagamento das despesas de construção do CTA, resultando em interrupções do serviço e atrasos no cronograma da obra. 

Viatura do PEPS estacionada de frente à sede provisória do Parque.

O projeto do CTA, que por suas dimensões era considerado por muitos como faraônico, continha três prédios; e o desenho de seus traços arquitetônicos destoavam do "padrão Mantiqueira" visto nas outras edificações da vila de Mauá. 

A execução do projeto da SEOBRAS acabou sendo interrompida por falta de recursos e sendo repassada para o INEA, que ao concluir o projeto da obra passava a possuir uma sede para seu Parque. Sendo assim, no dia 13 de junho de 2015 (dois antes da data de terceiro aniversário do PEPS), em cerimonia com a presença de Luis Fernando Pezão (governador do estado do RJ) e José Rechuan (prefeito do município de Resende), foi oficialmente inaugurada a sede do PEPS.  

Apresentação do Coral do Visconde na cerimonia de inauguração da Sede do PEPS.


- EQUIPE


Localmente, a equipe de gestão do Parque conta com um Chefe da Unidade cujo vínculo com o INEA é de Cargo de Confiança e uma equipe de guarda-parques. Originalmente esses guarda-parques fizeram um concurso e assinaram contrato de tempo definido com o INEA. Tanto o chefe, como os guarda-parques, ao serem contratados fizeram curso de capacitação, financiado pelo INEA, para habilitá-los ao exercício da função. 

Formação original da equipe do PEPS. 

Passado algum tempo, por uma questão de política de governo para diminuição de custos, o INEA começou a licitar, para organizações sociais, o serviço de guarda-parques. Sendo assim, a nova categoria de guarda-parques estaduais, agora denominados agentes ambientais, deixou de exercer funções de fiscalização do meio ambiente. 

Em julho de 2019, a equipe de guarda-parques foi homenageada pela Câmara Municipal de Resende.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a cerca desse tópico.

CT-RH: Relato de Reunião Ocorrida em 29/03 (2021)

   Segue para conhecimento de todos, o conteúdo do relatório de reunião da Câmara Temática de Recursos Hídricos, realizada virtualmente em 2...